28/11/2011

Três olhares e uma propaganda

Eu, Misto-X, (diretor, criador, gerente, idealizador e administrador deste blog), peguei um fato/assunto relativamente polêmico e quente para ser apreciado rapidamente por nossos colaboradores.
A questão de hoje é a propaganda de lingerie estrelada por Gisele Bündchen, que gerou alguns protestos pelo conteúdo e forma usados na publicidade.

Segue as propagandas e as rápidas interpretações dos nossos colaboradores.








Dr. Importuno:
Não creio que essas pernas magrelas e essa silhueta fina de Gisele Bündchen sejam exatamente o que os homens brasileiros desejam de uma mulher, de modos que não sei o motivo de tanto estardalhaço por parte das outras mulheres. De qualquer maneira, ela possui um belo par de “air-bags”.
Restam algumas perguntas: que mulher não quer ser também o grande objeto de desejo sexual de seu “amor”? Ou você, mulher, prefere que o objeto de desejo sexual de seu “amor” seja sua vizinha? Que mulher que nunca usou de joguinhos sensuais para conquistar algo de seu “amor”?
Portanto, considero hipocrisia ou falta de confiança por parte das mulheres reclamantes.
A Gisele não sendo um modelo ideal do corpo que o homem brasileiro deseja ainda ajuda a expor a sem razão das reclamações.
***
Carlos Marxnífico
Temos na propaganda o exemplo máximo do controle que o capitalismo tenta exercer em relação às pessoas. Essa empresa burguesa pega um grande atrativo natural, o fetiche sexual, e o subverte em fetiche comercial, fetiche de produto. É um exemplo máximo da alienação que o capitalismo almeja e necessita. É também uma desvirtuação da mulher, uma visão machista e opressora daquilo que a mulher deve ser, um mero objeto de compra, de consumo.
Nós marxistas somos contrários a tal visão e pretendemos libertar a sociedade desse mal.
***
Fróid Kinsei Suplincí
O jogo é claro, é sensual, o poder que a sensualidade pode conferir a qualquer ser humano. As medidas corpo não são importantes; importa o desejo que um corpo seminu pode oferecer.
O desejo carnal é controlador, pois natural. Usando dele podemos conseguir as mais variadas coisas.
Assim, não importa se a propaganda fosse estrelada pela Gisele ou pela Preta Gil, bastasse que fossem explorados outros ângulos, pois há sempre ao menos um ângulo que causa desejo, furor sexual naquele vê.
Hoje em dia praticamente não há mais tabus sexuais. Dessa forma o que importa é o prazer sexual pessoal, que pode ser atingido, dependendo da necessidade (que muitas vezes são as mais básicas), através de uma pessoa cujas curvas corpóreas não estejam dentro do considerado padrão ideal.
Entendo que muito mais que oferecer uma lingerie que transforma alguém em sensualmente poderoso, a propaganda oferece (ou nos lembra) o prazer de ter uma pessoa para sua satisfação sexual, uma pessoa que sabe cativar, incitar você a desejá-la.
Esse é o jogo natural e, sob tal ponto de vista, a propaganda é perfeita.

Read more

09/11/2011

Carlos Marxnífico #1

Eu espero ao longo dos meus escritos esclarecer e salvar as pessoas da alienação que o capitalismo provoca nos seres humanos.
Para tal, hoje vou pegar um exemplo bem quotidiano, já que hoje em dia praticamente todos possuem internet e compram materiais pela web.
Meu aniversário estava próximo e, claro, os robôs das lojas que eu compro virtualmente sabiam disso, e eles possuem memória melhor que nossos amigos preocupados demais em conquistar capital.
Pois bem. O que uma loja faz? Uma loja explora seu capital, seu poder de compra, sua capacidade financeira e seu fetiche por tudo relacionado ao dinheiro.
Então eu identifiquei dois padrões nas mensagens que elas enviam, sempre com o intuito de fazer você manter o monopólio dos grandes empreendedores e latifundiários através do pagamento a essas grandes empresas controladas pela burguesia que diariamente solapa algum ser indefeso em algum lugar do nosso país – mais, do nosso planeta.

Segue a descrição e análise dos padrões:
 [padrão 1]
Olá Carlos! Seu aniversário está chegando, e nós temos um presente para você!
Você terá um desconto especial de 15% em suas compras em todo o nosso site!
Clique e aproveite!

Resumindo: no seu aniversário, nosso presente é tirar dinheiro de você!
A promoção, o desconto, é um chamariz, algo que aumenta o querer comprar e faz que o indivíduo se sinta mais poderoso.
O curioso é que em qualquer promoção ou desconto ninguém assim entende: “estamos dando um preço mais justo”. As pessoas entendem assim: “você tem uma oportunidade de gastar menos” ou, mais perigoso "você possui maior poder de compra".
É uma típica alienação advinda do capitalismo.
Ninguém percebe que está pagando um preço mais próximo do justo, ninguém percebe que se sente poderoso, que pode comprar mais com o desconto, mas que esse poder não é seu, mas concedido a você. Você não o conquista. É alguém poderoso que tem benevolência com você, e essa benevolência tem um preço que deixará o consumidor no mínimo sempre dependente. As pessoas não percebem que estão sendo controladas pela classe exploradora.

[padrão 2]
Olá Carlos! Seu aniversário está chegando, e nós podemos ajudá-lo!
Vá ao nosso site e crie uma lista de presentes. Depois basta enviá-la a seus amigos!

Resumindo: no seu aniversário, fazemos você tirar dinheiro de seus amigos!
O grande golpe aqui está em apostar na amizade: que amigo de verdade negará um gasto com o amigo? Se você envia um email com aquilo que você gostaria de ganhar, não está deixando seu amigo em uma saía justa? Você joga a vil exploração capitalista no colo do seu amigo! Além de explorar o capital, agora a burguesia quer explorar também a sua amizade.

Senhoras e senhores, está na hora de acordarmos!
Fora exploradores!

Read more

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting